A "Festa" surge de um conjunto importante de sinergias que devem ser aproveitadas, quanto a nós, de forma a ajudar o desenvolvimento do nosso minibasquete. Pensamos que é o momento de todos os responsáveis pelo evento reflectirem e definirem objectivos e avaliarem se estão a ser cumpridos.
Sei que peço algo difícil, por vezes, os objectivos destas actividades só se conseguem a longo prazo e são complexos e algo subjectivos.
Mas seria importante tentarmos todos ir um pouco mais do que ao leve "muitos miúdos com entusiasmo", "muitos pais a acompanhar", "muitos pontos marcados"..."os mais altos todos juntos" (!)
Em Coimbra, traçamos como objectivo principal do minibasquete a captação e motivação dos mais pequenos pela modalidade. Estamos a dizer que queremos mais atletas e que eles se sintam atraídos pela aprendizagem deste jogo. Claro que queremos que sejam melhores em cada dia, queremos que o treino seja de qualidade, que os ensinem a treinar, que os ajudem a ser melhores.
Por isto, decidimos participar na "Festa" com uma equipa que representasse o maior número possível de clubes dos que mais têm contribuído para o desenvolvimento do minibasquete no nosso distrito.
Por isso, temos uma equipa e não uma selecção.
Por isso tenho que agradecer aos atletas e aos treinadores que deram o seu melhor para jogar com adversários claramente superiores em força, tamanho e nível de jogo. Lá chegaremos, todos um dia...também todos seremos capaz de jogar mais alto e mais forte e melhor.
Agradeço também aos pais e mães destes meninos e meninas que os acompanharam e apoiaram com os seus aplausos e incentivo!
Deixaremos a nossa avaliação e indicações, para que num próximo ano se possa modificar algo que nos permita participar, se essa fora a decisão, sem tanto desnível. É urgente repensar. Internamente, faremos isso, em nome de todos os que treinam com tanto entusiasmo e têm o direito a que a competição tenha algumas regras e princípios, conforme consta no manual do minibasquete no site da Federação Portuguesa de Basquetebol ( e passo a citar):
"1.3.1.
O que devemos fazer
•Transmitir uma sensação de segurança e apoio a todas as crianças
• Encorajá‐las a avaliarem a sua própria evolução, comparando os seus desempenhos com os esforços anteriores ou com o cumprimento das metas estabelecidas
•Premiar as crianças pelos esforços e progressos realizados
• Recorrer a diferentes crianças nas demonstrações
1.3.2
O Que devemos evitar:
• Comparar Constantemente os jogadores uns com os outros
• Premiar apenas pelo seu talento ou capacidade
•Promover competições desequilibradas"
Parabéns à nossa equipa, pela bravura em campo! Já ganhámos 12 campeões de determinação e coragem!
(Texto de Isabel Lemos-DTR da ABC)
Sem comentários:
Enviar um comentário