Dia 15 de Junho, sábado, decorreu em Cantanhede a Festa Distrital do Minibasquete da Associação de Basquetebol de Coimbra.
Presente na festa, toda a comunidade “mini” do distrito, desde os mais pequenos aos seus pais e mães, também convidados a participar.
O calendário da atividade incluiu muitos jogos de minibasquete, jogos com os pais as mães e os filhos, atividades lúdicas no jardim municipal e um almoço convívio em frente às piscinas. A vitalidade do minibasquete distrital e o bom ambiente que se vive, foram sentidos por todos neste dia especial, com muito entusiasmo dos mais pequenos e muita amizade entre todos os presentes.
Participaram 12, dos 14 clubes do nosso distrito, apresentando 32 equipas totalizando perto de 400 participantes que jogaram das 10.00h às 17.30h um total de 47 jogos distribuídos por 5 campos de minibasquete. Presentes: Academia do Basquetebol, Académica de Coimbra, Basquetebol Clube de Cantanhede, Basket de Condeixa, Buarcos, CAD, Clube Infante Montemor, Columbófila, Lousanense, Olivais, Sporting Figueirense e Sampaense.
Está de parabéns a Associação Columbófila de Cantanhede, pela excelente forma como preparou e recebeu esta festa, com a sua grande equipa de atletas, treinadores, dirigentes, pais, mães e amigos.
No final do dia, a cerimónia de encerramento onde foram entregues os diplomas Escolas Portuguesas de Minibasquete, distinção do comité nacional de minibasquete, referentes à presente época.
Foram ainda chamados os atletas que irão representar o CDMB na Festa Nacional do Minibasquete em Paços de Ferreira, atletas escolhidos na observação realizada pelos treinadores de minis 12 do distrito e posteriormente aprovados ou indicados pelos clubes de acordo com o ranking de clubes e os critérios aconselhados: a assiduidade, o gosto por aprender, o comportamento ao longo do ano no clube e a satisfação da família sobre o percurso escolar do atleta.
Por fim a entrega do Prémio clube do ano em minibasquete. Este prémio é atribuído por votação de todos os clubes com base nos dados do ranking e na perceção de cada responsável relativamente à forma como participaram e organizaram a atividade. Num ano em que o minibasquete distrital voltou a crescer em números, salientou-se a importância de todos os clubes, em especial os que ainda são pequenos, para este crescimento. O bom ambiente e a qualidade é feita por todos. Um excelente exemplo foi a organização conjunta do circuito Ticha Penicheiro pela Académica e o Olivais, clubes da mesma cidade, adversários na hora de entrar em campo e companheiros na hora de trabalhar pelo minibasquete.
Na hora de distinguir, o clube vencedor do prémio Clube do ano em Minibasquete, foi o Olivais, que foi destacado pela sua dimensão, pela quantidade de participações e organizações, pela presença em todas as formações e reuniões e pela qualidade das suas organizações.
Anunciada a despedida do Sr. Zé Manel, presidente do Comité Distrital de Minibasquete, foram lidas algumas das palavras de agradecimento e reconhecimento que chegaram dos vários clubes. Um exemplo de humildade, dedicação e paixão pela modalidade, uma voz de bom senso, uma referência para todos.
Presentes na cerimónia de encerramento estiveram Alberto Malafaia, vice-presidente da Ass. Basquetebol de Coimbra, Antero Melo, da direção da seção de basquetebol da Associação Columbófila de Cantanhede, e o Sr. José Manuel de Almeida, presidente do Comité Distrital de Minibasquete.
A festa terminou, como sempre, com o nosso grito “Viva o Minibasquete”!
Várias entidades apoiaram o evento: Município de Cantanhede, Junta de Freguesia de Cantanhede, Loja dos sabores, Laboratórios Elizabete Cavadas, Continente, Padaria Jorge, Iogurtes Nestlé, Águas Luso, Lactogal, Frutitaipina e Sportflash, a todos o nosso agradecimento.
Texto de Isabel Lemos-CT da ABC
Sem comentários:
Enviar um comentário